sábado, 28 de abril de 2007

IBAMA: FUNCIONÁRIOS QUEREM SOBREPOSIÇÃO AO GOVERNO

* Contrários à criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, os funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) entraram ontem em "estado de greve", o que indica o início de uma paralisação nacional a qualquer momento.

* A ministra [Marina Silva, do Meio Ambiente] não tem coragem de extinguir o Ibama, por isso resolveu retirar pessoal e recursos e, assim, deixar ele [Ibama] se auto-extinguir", disse a presidente da Associação dos Servidores do Ibama no Distrito Federal, a engenheira florestal Lindalva Cavalcanti.

(SINOPSE RADIOBRÁS)

sexta-feira, 27 de abril de 2007

LICENÇAS AMBIENTAIS AGORA COM EQUILÍBRIO

* Após a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, o governo prepara saída legal para garantir a concessão de licenças para as hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia.

* A Casa Civil estuda mudar a Resolução 237/97 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que regulamenta a concessão das licenças, facilitando a obtenção dos documentos.

* Uma das hipóteses seria a criação de licenciamento mais flexível para projetos que sejam definidos previamente como "exceções", ou estratégicos.

* As usinas de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira, são duas das principais ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem receber R$ 20 bilhões.

* Ontem, no Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou amenizar o embate com os ambientalistas para a construção de hidrelétricas ao afirmar que o problema não é ambiental, é das leis.

(O ESTADO DE SÃO PAULO - SINOPSE RADIOBRÁS)

quinta-feira, 26 de abril de 2007

AMBIENTALISTAS APROVAM DIVISÃO DO IBAMA

* Ambientalistas aprovaram a divisão do Ibama, confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

* "Era uma colcha de retalhos", disse o diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi.

* Agora haverá um Ibama para o licenciamento de obras e outro para a proteção ambiental.

* Demissionário, o secretário-executivo do ministério, Cláudio Langone, afirmou que o governo "corre atrás de soluções fáceis".

(O ESTADO DE SÃO PAULO – SINOPSE RADIOBRAS)

domingo, 22 de abril de 2007

ENERGIA NÃO POLUENTE E O FUTURO DO BRASIL

Motor verde-e-amarelo - Detentor da matéria-prima e da tecnologia, o Brasil lucra com a busca mundial por energia não-poluente. (ISTOÉ)

* Eles lucram com a energia limpa - Vários empresários brasileiros estão aproveitando a onda verde para crescer e prosperar. (ÉPOCA)

* Por dentro das corporações verdes - Grandes empresas descobrem que salvar o planeta pode ser um negócio lucrativo. (ISTOÉ DINHEIRO)

* Zero de carbono - Por que o Brasil perdeu espaço no bilionário mercado de projetos para redução da emissão de gases nocivos à atmosfera. (ISTOÉ DINHEIRO)

* O pai do biodiesel decola - Expedito Parente, o brasileiro que criou o combustível ecológico, fecha acordo com Boeing e Nasa para lançar outra novidade: bioquerosene de aviação. (ISTOÉ DINHEIRO)

* Da boca ao tanque - Opções. Nem tanto a Fidel nem tanto ao mercado. A euforia com o etanol esquenta o debate sobre a segurança alimentar do mundo. (CARTA CAPITAL)

* Proteção insuficiente - Meio ambiente - Criado há 70 anos, o Parque do Itatiaia ainda sofre com o desmatamento. (CARTA CAPITAL - SINOPSE RADIOBRAS)