sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Esboço de acordo climático prevê limitar aquecimento global entre 1,5 e 2 graus

Do UOL Notícias*

Em São Paulo
Um primeiro rascunho de um acordo da conferência da ONU sobre as mudanças climáticas em Copenhague, divulgada nesta sexta-feira (11) propõe a limitação da alta da temperatura do planeta a entre 1,5 a 2 graus Celsius, sem uma opção no momento por alguma das duas possibilidades, segundo um documento do qual a agência de notícias "France Presse" obteve uma cópia nesta sexta-feira (11).

"As partes devem cooperar para evitar uma mudança climática perigosa [...], reconhecendo que a alta da temperatura média global em relação aos níveis pré-industriais não deve superar" essas temperaturas, afirma o documento, de sete páginas, divulgado nesta sexta-feira às 8h30 locais, e que será utilizado a partir de agora como base das negociações.

A limitação a 1,5 grau é proposta pelos pequenos Estados insulares e por vários países africanos gravemente ameaçados pelo aquecimento global.

A outra proposta, de uma limitação do aumento da temperatura a 2 graus, é defendida tanto pelos países ricos como pelos grandes emergentes, incluindo Brasil, China e Índia.

Redução da emissão de gases do efeito estufa
O mundo deve reduzir as emissões de gases do efeito estufa pela metade até 2050, de acordo com um esboço de texto proposto por um dos principais negociadores na conferência em Copenhague.

O texto, proposto por Michael Zammit Cutajar, também afirma que os países em desenvolvimento deveriam tomar a liderança com cortes mais profundos entre 2020 e 2050. O texto propõe cortes globais que variam entre 50%, 85% ou 95% até 2050. Os valores deverão ser decididos pelos líderes presententes em Copenhague até o final da conferência, no próximo dia 18.

* Com informações da AFP e da Reuters

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial